segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Plasticidade pós lesão cerebral

A neuroplasticidade é a capacidade de adaptação do sistema nervoso, às mudanças ocorrem no ambiente. Ela é maior na infância, e declina gradativamente, sem se extinguir na fase adulta, ocorre tanto no hemisfério intacto como o lesionado. A plasticidade acontece não somente no córtex, como também em regiões do tálamo e tronco cerebral.
A recuperação funcional acontece,  devido a processos de reorganização cortical, em virtude da resposta ao aprendizado e à experiência a determinadas atividades. Ocorrem alterações anatômicas como, brotamento axonal, dendrítico e mudanças fisiológicas, como modificações na sensitividade de determinados locais para determinados neurotransmissores. O mecanismo de recuperação acontece por todo o cérebro. Sabe-se que o cerebelo tem a capacidade de compensar um processamento modificado resultante de uma lesão cortical.
Tem sido demonstrado, que a recuperação está associada à ativação bilateral do sistema motor, com o uso de vias ipsilaterais e recrutamento de áreas motoras adicionais. A ativação da atenção e intenção também são importantes para o processo. Um exemplo disso são os neurônios relacionados a ativação do putâmen que são mais ativos em relação a intenção do movimento e a atenção do executor.
Alguns fatores podem influenciar nesse processo, como os fatores ambientais e de aprendizagem que desenvolvem capacidades específicas pela alteração da efetividade das vias preexistentes. No aprendizado de uma atividade motora, o aprendiz precisa combinar movimentos apropriados dentro de um padrão ou sinergia, isso assegura um desempenho bem-sucedido. Á prática habilita o movimento a tornar-se mais suave, coordenado e mais rápido de modo geral.
A base fisiológica do aprendizado inclui modificação de sinapses. Embora ocorra alterações plásticas que representam o aprendizado pareçam estar localizados em neurônios específicos, estes estão distribuídos de forma mais ampla pelo sistema nervoso cerebral. Esta distribuição neural contribui para a habilidade dos indivíduos em reaprender tarefas após uma lesão cerebral.
Alguns fatores podem causar interrupção dessa remodelagem sináptica, como eventos de vida diária, incluindo estimulação sensorial, privação e aprendizado. A  depressão, a falta de motivação e um ambiente pouco estimulante podem alterar a neuroplasticidade e dificultar a recuperação.


Fonte: Car.J; Shepherd.R. Reabilitação Neurológica: Otimizando o Desempenho Motor. Ed. Manole, 1º ed, Barueri, São Paulo-SP,2008.

2 comentários: