quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Atividade física previne doenças!

O estilo de vida da população interfere diretamente sobre os aspectos relacionados a saúde do indivíduo.Os fatores ambientais, hereditários e o modo de vida podem resultar negativamente ou positivamente na saúde. De forma negativa, o uso de álcool, o sedentarismo, uma alimentação inadequada e o fumo podem predispor o indivíduo a doenças, como ocorrência de AVC(acidente vascular cerebral) e cardiopatias, ocasionando um grande número de comorbidades e mortalidade.  Essas doenças estão liderando o ranking de doenças que causam um grande número de mortalidade.
Já de forma positiva, a prática da atividade física com uma alimentação saudável previne doenças, como por exemplo: diabetes mellitus, hipertensão arterial, AVC, cardiopatias, entre outras.
A hipertensão arterial é uma doença prevalente na população, resultante do fumo, altos teores de sódio na alimentação, obesidade, falta de atividade física, estresse e fatores genéticos.A HAS tornou-se um fator de risco para doenças coronarianas. Essas por sua vez, são resultantes de aterosclerose nas artérias coronárias e causam obstruções do fluxo sanguíneo, levando o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca. As complicações relacionadas as coronariopatias são redução da qualidade de vida, morbidade, incapacidade e óbito.
A obesidade é um fator de risco para doença coronariana,  principalmente se essa estiver distribuída na região pélvica e membros inferiores em mulheres e nos homens estiver distribuídas na região abdominal. Já o sedentarismo é outro fator de risco para doenças crônicas e de mortalidade precoce, esse risco é aproximadamente maior em pessoas sedentárias em relação a pessoas que praticam atividade física.
O exercício físico traz benefícios a todos os sistemas do corpo humano. No sistema cardiovascular, reduz a pressão arterial, diminui a frequência cardíaca e retarda o processo de arterosclerose. Já no sistema osteomioarticular, retarda  a osteoporose, aumento o tônus muscular, desenvolve força e resistência muscular, além de previnir a perda massa muscular.
Portanto, para obter-se uma melhor qualidade de vida é necessário modificar o estilo de vida, prevenindo as doenças, reduzindo o número de incapacidade e mortalidade  e  essa prevenção é possível já que os fatores são modificáveis.
Vamos fazer atividade física!

2 comentários: