segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Terapia de Higiene Brônquica

É um conjunto de técnicas que tem como objetivo auxiliar e promover a remoção de secreção, diminuir o shunt pulmonar, melhorar a relação V/Q, reduzir obstrução brônquica, reduzir o trabalho respiratório e prevenir danos estruturais. A técnica de THB pode ser realizada com pacientes em VM ou em VE.

Existem alguns marcadores para a realização de THB como:

1. redução SpO2;
2. aumento do trabalho respiratório;
3. no caso de pacientes em VM, exteriorização da secreção no tubo endotraquel;
4. aumento da pressão resistiva;
5. presença da curva fluxo denteada.

Antes da realização da técnica de aspiração é necessário que se realize algumas técnicas para o deslocamento da secreção, tornando o procedimento mais fácil, como por exemplo: a tosse manualmente ou mecanicamente assistida, huffing, compressão torácica, hiperinsuflação com a utilização do ventilador ou de forma manual, aumento da PEEP, posicionamento, exercícios respiratórios.

Pacientes que permanecem em tempo prolongado de imobilização no leito e VM, perdem força muscular respiratória, consequentemente, tem um déficit para realizar a tosse e assim dificuldade em expectorar. Esse perfil de paciente necessita de auxilio para a remoção de secreção.


Dessa forma, a técnica de THB é utilizada em serviços hospitalares, sendo bastante eficaz, diminuindo o tempo de internamento, reduzindo custos e aumentando a sobrevida, seus benefícios são bem documentados na literatura.


Um comentário:

  1. Excelente explicação! Você saberia se o uso de bipap nessas condições?

    ResponderExcluir