A incidência da osteoartrose aumenta com a idade, atingindo articulações como joelhos, quadril, tornozelo, coluna vertebral, interfalangianas, etc. A causa pode ser explicada por alterações metabólicas, em que há um desequilíbrio relacionado a um aumento da atividade enzimática, destruindo o colágeno e consequentemente a articulação. Outro fator preponderante é o tipo de atividade que o indivíduo possui, pois atividades como esportes de alto impacto, favorecem para o desgaste articular, além dos fatores genéticos.
A fisioterapia atua na osteoartrose melhorando as dores, diminuindo a rigidez e melhorando o movimento articular, prevenindo a perda da função e também a restrição ao leito. Quando a osteoartrose não é tratada, aumenta as chances do indivíduo ficar restrito ao leito, pois fica impedido de realizar movimentos devido a dor.
Os exercícios fisioterapêuticos tem o objetivo principal de estabilizar aquela articulação que apresenta uma deficiência ou instabilidade, para isso é adequado o fortalecimento muscular para devolver a estabilidade articular, dessa forma, haverá melhora tanto nos movimentos quanto na dor. O Pilates também tem um papel importante no tratamento dessa patologia, fortalece a musculatura proporcionando a estabilidade, além de outros benefícios.
Em alguns casos, é indicado a cirurgia para colocar uma prótese articular, principalmente de joelho e quadril. A cirurgia é indicada para osteoartrose severa que limita o indivíduo reduzindo a qualidade de vida e sua independência funcional.
Portanto, você que tem essa patologia seja em qualquer articulação, procure tratamento, previna-se! A osteoartrose é uma doença crônica progressiva.
Portanto, você que tem essa patologia seja em qualquer articulação, procure tratamento, previna-se! A osteoartrose é uma doença crônica progressiva.
0 comentários:
Postar um comentário